Pois é meu povo!

Segunda feira passada, recebi uma carta anonima de uns funcionários do Hospital Teresinha Nunes de Barros, me comunicando que estão com 3 meses de atrasos.

Nesta quarta-feira (24), fui a noite no hospital conversar com a Dra. santana, que é uma pessoa super educada e me recebeu muitíssimo bem no seu gabinete.

Como sabemos toda história tem dois lados. Vejam o que ela me respondeu!

"Informamos que, como é de conhecimento de todos, o Brasil atravessa uma
grave crise financeira com queda acentuada de arrecadação do Governo Federal – principal apurador de impostos – e, consequentemente, retração nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, houve diminuição no montante dos impostos arrecadados pelos governos estaduais.

Os recursos do Hospital são oriundos de duas fontes pagadoras, SUS e Tesouro Estadual, o Recurso do SUS é destinado para o custeio e pagamento de fornecedores de medicamentos, materiais hospitalar, gêneros alimentícios, etc. Como o Hospital é gestão Plena, é pago pela Prefeitura de São João ao Hospital, o Prefeito Gil Carlos repassa esse valor mensal do dia 10 ao dia 15, sem atrasos, portanto estamos em dias com fornecedores.

O Recurso do Tesouro Estadual, que é destinado ao pagamento de pessoal

contratado, é repassado pela Secretaria de Fazenda e tem todo um trâmite burocrático até chegar o financeiro, este é realizado de acordo com a classificação das Unidades de Saúde e as prioridades, realizando as transferências para os órgãos da Capital com serviços de alta complexidade, depois os Regionais, chegando aos Estaduais, esse processo demanda um tempo, que chega a uns 60 dias.

O contato com o Governo do Estado para sanar tais problemas vem sendo

feito frequentemente para atender o fim público e cumprir o mandamento constitucional da dignidade da pessoa humana. Somos privilegiados por ter parceiros que nos ajudam bastante, Dona Ivone e a Deputada Rejane, que são filhas de São João e se empenham para resolver rapidamente tais problemas.

Desta forma, informamos a existência de atraso na folha de pagamento, situação enfrentada pelas demais Unidades de saúde do Estado. Informamos que começamos a fazer o pagamento hoje, referente ao mês de Junho/16, ficando em atraso o do de Julho, informamos ainda que o Governo do Estado vem tentando quitar suas obrigações trabalhistas e com fornecedores."

MARIA SANTANA DE S. ANDRADE E SILVA
Diretora Geral Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas pense duas vezes antes de falar besteira... Ass. Baú