Luiz Gonzaga criou museu próprio em sua cidade natal, Pernambuco!

Parque Aza Branca, Situado em Exu (630 km do Recife), cidade natal de Luiz Gonzaga, o parque de 1.500 hectares fica em uma antiga fazenda comprada pelo "Rei do Baião" em 1974. Ele foi idealizado pelo próprio artista – que, já com a carreira consolidada, quis construir um complexo de atrações para preservar seu nome e sua obra.
No local é possível visitar o Museu do Gonzagão, que abriga o maior acervo material original do músico. Entre os objetos pessoais, há sanfonas, chapéus, sandálias e gibão de couro, discos de ouro e fotografias. Outra atração é a casa onde ele morou, que mantém os móveis originais, e o mausoléu onde Gonzaga está sepultado junto com sua primeira mulher (“dona” Helena), que seu filho Gonzaguinha mandou construir para o casal.
Há ainda uma réplica da casa de reboco onde nasceu o músico e um viveiro de asas-brancas, um tipo de pombo que inspirou uma de suas músicas mais conhecidas. A grafia do nome do parque acompanha a da canção original, registrada assim para acompanhar o Z de Luiz e de Gonzaga. O parque tem também duas pousadas para hóspedes: Santana, em homenagem à mãe de Gonzagão (a agricultora e dona de casa Ana), e Januário, nome de seu pai, lavrador e sanfoneiro.
Muitos dos visitantes são estudantes que chegam a Exu em excursões, mas neste ano o parque já recebeu turistas inclusive do Japão e da Irlanda. Algumas partes precisam de reforma, mas funcionários da ONG que administra o local dizem que já há recursos governamentais destinados para os ajustes necessários.
Endereço: Rodovia Asa Branca, quilômetro 38, Exu (PE).
Telefone: (87) 3879-1295.
Horários: Todos os dias, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O Sanfoneiro Sandrinho do Acordeon, levou os meninos e meninas do projeto Acordes do Campestre de São Raimundo Nonato e de São João do Piaui, para conhecer a vida e história do rei do baião Luiz Gonzaga, neste último final de semana, que foi tudo de bom!
                                   
                                        

                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas pense duas vezes antes de falar besteira... Ass. Baú