Horário de verão: PI não adere mas bancos mudam horário de atendimentos!

O horário de verão iniciará no próximo domingo, dia 16 em dez estados mais o Distrito Federal.

O horário de verão inicia à meia-noite do dia 16, no próximo domingo, e embora apenas dez estados mais o Distrito Federal façam parte, a população deve ficar atenta aos novos horários, como o funcionamento dos bancos e aeroportos. Os estados que devem adiantar seus relógios em 1 hora são Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do DF.
Para os passageiros de voos, a recomendação é que fiquem atentos aos horários de partida, chegada e conexões. Os bilhetes aéreos apresentam a hora local – na informação da partida, consta o horário na cidade de origem e a da chegada refere-se ao horário da cidade de destino. Portanto, o ideal é conferir sempre os bilhetes, e se alguma dúvida surgir, consultar as informações sobre o voo com a companhia aérea.
Embora as regiões Norte e Nordeste não participem da medida, os bancos precisam cumprir o novo horário. “Temos que estar em sintonia com a Bolsa de Valores, então iniciamos uma hora mais cedo e encerramos mais cedo também. Já os terminais de autoatendimento permanecem com o funcionamento normal”, explica Arimatea Passos, presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí.
Quem vai realizar concursos federais e o Exame Nacional do Ensino Médio também deve ficar atento. Isto porque eles costumam ser realizados baseados no horário de Brasília, que adere ao Horário de Verão.
O jornalista piauiense Magnus Regis mora atualmente em Porto Alegre e aprova a mudança anual nos relógios. “Gosto muito. Temos sol até quase 21h, aproveitamos mais a claridade, aproveito mais os parques. O dia fica mais aproveitável!”, ele explica.
Adotada no Brasil desde 1931, a medida objetiva a economia de energia para o país, reduzindo o consumo no horário de pico, entre 18h e 21h. Com os relógios adiantados em 1h, a luminosidade natural é mais aproveitada, podendo evitar o uso de energia gerada por termelétricas e reduzindo, assim, o custo da geração de eletricidade. Em 2015, o Governo Federal anuncia que a economia somou R$ 162 milhões. O Horário deve seguir até 19 de fevereiro de 2017 e tem estimativa de economia de R$ 147,5 milhões.
Fonte: Meio Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas pense duas vezes antes de falar besteira... Ass. Baú