Nota sobre as cirurgias eletivas do hospital estadual Teresina Nunes de Barros!

O Projeto Mutirão de Cirurgias Eletivas é uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da saúde e deve atender, até dezembro deste ano, cerca de 2 mil pacientes em todos os 10 Hospitais contemplados do Estado do Piauí.
Visa reduzir as filas de pacientes à espera de procedimentos sem caráter de urgência e emergência, seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS).
São João do Piauí ao reativar o Centro Cirúrgico foi contemplado para realizar as cirurgias do Território Serra da Capivara mais próximos: João Costa, Capitão Gervásio de Oliveira, Lagoa do Barro e Campo Alegre do Fidalgo. Segundo a diretora do Hospital, Santana Andrade: “Incluímos os municípios que não estavam na lista e que nos procuraram, onde a referência era Floriano ou Oeiras: Ribeira do Piauí, Nova Santa Rita, Socorro do Piauí, Pedro Laurentino e São Francisco de Assis.
A Triagem para o mutirão é realizada pelo cirurgião Dr Alexandre Santana no Hospital até quarta-feira (22). Os procedimentos irão ocorrer no Centro Cirúrgico do Hospital.
São oferecidas cirurgias de vesícula, hérnia inguinal e umbilical, histerectomia, laqueadura, vasectomia, miomas, lipomas e cistos. Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na secretaria de saúde do seu município.
É preciso também ficar atento para os exames que precisam ser levados já prontos. Todas as pessoas de 08 a 65 anos precisam levar o cartão do SUS com os exames pré-operatórios de uréia, creatinina, TGO e TGP, glicemia de jejum, hemograma completo, com validade de 2 meses, além dos específicos para a cirurgia indicada.
Após a avaliação do cirurgião, o paciente já sai daqui com a cirurgia marcada. Para os procedimentos, é oferecida gratuitamente a equipe médica e toda a estrutura para as cirurgias, além do acompanhamento do paciente após a execução.
De acordo com a Diretora Santana Andrade, a meta é realizar 120 cirurgias até dezembro. Já tem uma lista de 158 pacientes cadastrados, porém a triagem com o cirurgião pode excluir pacientes de risco. Neste mês de novembro as cirurgias começaram dia 17 e 18 deste mês, com 31 cirurgias realizadas, e seguem o cronograma, dias 08 e 09, 14 e 15 de dezembro. A diretora comunica ainda que os pacientes que não realizarem a cirurgia nesta primeira etapa, serão agendados para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas pense duas vezes antes de falar besteira... Ass. Baú